AULA PRESENCIAL DE TEATRO
Marcadores: portifólio-teatro
Marcadores: portifólio-teatro
resencial de literatura, dia 19/11, foi mesmo muito interessante pelo fato de podermos mostrar, na prática, como lidamos com este tipo de atividade dentro da escola, com nosso aluno. Acredito que o trabalho tenha sido muito bom, pois a maioria de nós professoras, estamos acostumadas a nos fantasiar deste ou daquele personagem para nos comunicar com nosso aluno, seja para contar uma história ou para passar-lhes alguma mensagem sobre algo que seja importante para eles.Nesse dia da contação de história, nossa história era"A ovelha revoltada" esta, não aceitando sua condição de ovelha branca, foi fazendo vários pedidos a Deus para que transformasse sua lã em ouro, depois em , mel e mais adiante em grama, só que deu tudo errado e por final a ovelha fez um último pedido, pediu para retornar a ser branquinha novamente, pois tinha sofrido muito com as transformações.Marcadores: Portifólio-Literatura
O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, será feriado em 267 municípios de 12 estados, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão, assassinado em 20 de novembro de 1695.
"Zumbi representou a idéia de liberdade e a possibilidade de criação de um território livre dentro de um país que, na época, era colônia de Portugal”
Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares (em Alagoas), o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.
Zumbi nasceu livre, em Palmares, em 1655. Na infância, ele foi raptado por portugueses e foi dado ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo, que o batizou de Francisco e ensinou-lhe português e latim.
Com 15 anos, Francisco foge, retorna a Palmares e adota o nome de Zumbi.
Em 1678, o governador de Pernambuco, Pedro de Almeida, propõe a Palmares anistia e liberdade a todos os quilombolas.
Ganga Zumba, líder de Palmares, concorda com a trégua, enquanto Zumbi é contra. Zumbi vence a disputa e, aos 25 anos, torna-se líder do quilombo.
Em 1692, o bandeirante Domingo Jorge Velho comandou um ataque a Palmares e teve suas tropas arrasadas. O quilombo só capitulou em 6 de fevereiro de 1694.
Ferido, Zumbi foge. Em 20 de novembro do ano seguinte, Zumbi é localizado e morto pelos portugueses.
Atividades realizadas pelas turmas 31 e 32, terceira série, professoras Izolete e Ana Paula, escola Podalírio Inácio de Barcellos:
-Oficina de bonecas negras.
Exposição na escola, dos trabalhos das turmas 31 e 32.
-Atividades de dança, música e teatro, envolvendo o tema da valorização da cultura negra e o combate à discriminação racial.
Marcadores: portifólio-aprendizagem

Marcadores: Portifólio -pessoal e profissional
Diante dessas evidências, a relatora argumenta dizendo que o objetivo da criação do blog é proporcionar a socialização de conhecimento e a integração de alunos das diversas turmas da 7ª série e desenvolver suas habilidades com a escrita e a criatividade de montar um blog com a cara deles.
Silvana Gurgel – Manaus/AM.
No texto acima procurei destacar argumentos e evidências, mas confesso que não sou muito boa nisso.Acho que preciso melhorar meu lado investigativo e argumentativo para melhor dar conta desse tipo de atividade.
Marcadores: portifólio-Seminário Integrador III

Com base nas leituras sugeridas pela professora Suyan da disciplina de Literatura somado a outras leituras e pesquisas que realizei, reforcei minha base teórica na minha prática pedagógica diária e com isso, esta semana realizei com meus alunos uma atividade de "produção com apoio", onde os alunos produziram a história dos “Três Porquinhos”, utilizando para isso, como material de apoio, o texto original da história dos “três porquinhos” e a partir desta, produziram sua própria história em forma de livro de literatura, com escrita e ilustrações próprias. Como é de costume utilizarmos a caixa de leitura em sala de aula com vários livros de literatura para os alunos lerem entre uma atividade e outra, esta semana o material disponibilizado na caixa de leitura foi o livro produzido pelos alunos, antes porém , de os livros irem para caixa, realizamos uma pequena exposição dos livros, em sala de aula, com o objetivo incentivar a leitura e valorizar as produções e criações próprias dos alunos. Penso que esta foi uma atividade simples, porém de grande valia para desenvolver a criatividade, a independência, a cooperação e a produção textual dos alunos, além é claro, de proporcionar a eles um momento de socialização e valorização de seus próprios trabalhos.
PARA SABER MAIS SOBRE O TRABALHO DOS ALUNOS:
Marcadores: Portifólio-Literatura
Marcadores: portifólio-Artes Visuais

Dia 31/10/07 participei de um encontro de professores na Escola municipal de Alvorada, Gentil Machado de Godoy. Na parte da manhã houve uma palestra sobre a valorização do negro, sua cultura e suas origens, também foi abordado a presença da boneca negra nos brinquedos infantis, bem como um desfile de bonecas e bonecos negros, apresentados pelos alunos da escola. Na parte da tarde foram oferecidas várias oficinas, dentre as quais participei da oficina de confecção de bonecas negras utilizando jornal e papel crepon.Achei muito interessante a palestra e também a oficina e hoje na escola trocando idéias com minha colega Ana Paula, a qual também participou da mesma oficina que eu, resolvemos que na próxima quarta feira faremos uma oficina de bonecas, passando para nossos alunos o que aprendemos na oficina.Pretendemos expor estes trabalhos que os alunos realizarão, no dia 20/11, dia da consciência negra, com isso estaremos trabalhando as diferenças, as questões de preconceito e a valorização da cultura afro- descendente .
Para saber mais sobre bonecas negras: http://www.palmares.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=305
Marcadores: portifólio-aprendizagem