11 dezembro 2010

TCC: Apresentação oral ( 10/12/10)

Licenciatura em Pedagogia- Modalidade a Distância-

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Orientanda: Izolete Lazaroto

Profª orientadora: Beatriz Corso Magdalena

Tutora: Simone Raminnger.

Titulo do trabalho: Projeto de Aprendizagem e tecnologias digitais.

Origem do estudo

Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisionado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvolveu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teoria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio.

Objetivos deste trabalho:

Realizar estudo bibliográfico com relação ao trabalho com Projetos de Aprendizagem.

Relatar e analisar com bases teóricas, uma arquitetura pedagógica, do tipo Projeto de Aprendizagem, com o apoio das tecnologias digitais experenciada na escola, procurando responder ao seguinte questionamento:

Questão Principal

Por que o uso das tecnologias da comunicação e informação foi fundamental no desenvolvimento de um PA no meu estágio?

Apresentação

O referido trabalho se apresenta dividido em duas partes:

1ª parte: Estudo bibliográfico.

2ª parte: Relato e análise da experiência prática.

Estudo bibliográfico

Este estudo fundamentou-se na concepção pedagógica teórico-construtivista, onde realizou-se uma análise teórica sobre o trabalho com Projetos de Aprendizagem e o uso das tecnologias digitais, abordando as seguintes questões:

Projeto de Aprendizagem.

O conhecimento prévio .

Professor mediador e as tecnologias da comunicação e informação.

Trabalho interdisciplinar.

Tecnologias da comunicação e informação e trocas cognitivas entre as pessoas.

Tecnologias da comunicação e informação e a avaliação processual.

Relato e análise da experiência prática.

Nesta segunda parte do trabalho procurou-se analisar a experiência prática do trabalho com PA e apoio das tecnologias digitais, abordando de forma prática as questões do estudo bibliográfico.

Arquitetura desenvolvida na experiência

Nesta experiência desenvolveu-se um Projeto

de Aprendizagem com apoio das tecnologias digitais, tendo como princípio orientador a teoria construtivista.

Com esta análise da experiência, procurou–se verificar por que o uso das tecnologias da comunicação e informação foram fundamentais no desenvolvimento de um PA, onde foram abordados novamente as questões do estudo teórico, porém, aliadas a minha prática.

Conhecimento prévio dos alunos.

Características do professor mediador.

O trabalho interdisciplinar.

As trocas cognitivas entre as pessoas e as informações disponibilizadas no ambiente virtual.

A avaliação processual

A prática

Roda de conversa para levantamento de questões de interesse dos alunos.

Eleição para escolha do tema.

Tema eleito e formação dos grupos.(formaram-se 6 grupos)

Início dos trabalhos no Ambiente informatizado.

Criação do wiki da turma:

http://professoraizolete.pbworks.com/FrontPage

Criação do blog da turma

http://turma41podalirio.blogspot.com/2010/04/como-foram-nossas-aulas-na-semana.html

Registro do conhecimento prévio na página de cada grupo.

Pesquisas sobre o assunto em sites de busca na internet.

Seminários na sala de aula pra discussão e socialização do materias pesquisado e elaboração de textos para posterior registro no wiki.

Registro dos textos na página de cada grupo do wiki.

Registro no blog da turma, de comentários dos alunos sobre suas percepção sobre as aulas.

Percepção da professora

Com este estudo e análise, percebi que as trocas cognitivas entre sujeito e informação foram potencializadas mediante o uso das tecnologias da comunicação de informação pelo fato de os alunos poder acessar uma grande quantidade de informações.

Também percebi que o trabalho interdisciplinar ocorreu de forma natural, pois na tentativa de encontrar respostas para os questionamentos, os alunos se viam frente a várias áreas do conhecimento.

O conhecimento prévio do aluno teve espaço na construção do conhecimento, isso se expressou através dos debates, roda de conversas, seminários e nos registros da página dos grupos no wiki.

Trabalhar um PA associado às tecnologias da comunicação e informação facilitou a avaliação processual porque as buscas que os alunos realizavam, as pesquisas, os registros na página do grupo funcionou como subsídio para análise e observação da professora durante o processo.

Considerações finais

as teorias do curso de Pedagogia foram vivenciadas com êxito na minha prática de estágio. Esta prática se deu através de um projeto de Aprendizagem, onde, percebi que a referida metodologia, associada às tecnologias digitais, motiva os alunos às novas aprendizagens. Promove mudanças positivas nas relações entre alunos e professora. Rompe com o modelo tradicional nas práticas pedagógicas, despertando para uma nova realidade educacional.

Diante disso, fica uma sugestão minha para que mais professores se aventurem ao novo com responsabilidade. Invistam em propostas educacionais inovadoras como a Metodologia de Projetos de Aprendizagem. E, para dar conta disso, possam contar com formação séria e eficiente quanto a que me foi proporcionada através do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS.O qual estou concluindo.Uma vez que, a formação continuada é fundamental para oxigenar o trabalho em sala de aula.

1 Comentários:

Blogger biapedag.blogspot.com disse...

Um beijo, felicidades e muito sucesso em tua trajetória!
Feliz Formatura!
Bjs

7:17 PM  

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