05 dezembro 2010

Considerasções Finais

Ao concluir esta retrospectiva reflexiva com relação às postagens feitas no blog desde o início do curso, é hora de fazer algumas considerações finais relativas ao todo dos registros deste espaço.

Para realizar o curso de Pedagogia- Modalidade EAD, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o qual estou concluindo neste semestre, foi necessário enfrentar e superar alguns desafios.

O primeiro desafio que enfrentei foi relativo ao fato de ter retornado à vida de estudante após um bom tempo fora da sala de aula como aluna. Precisei de um tempo para me adaptar.

Segundo desafio foi o fato de estar realizando um curso na modalidade EAD, onde a maior parte do curso ocorreu no ambiente virtual de aprendizagem e eu não tinha quase nenhum domínio das tecnologias nele usadas. Porém, esta falta de habilidade com as tecnologias virtuais ficou restrita ao início do curso, pois à medida que o tempo foi passando, através do meu empenho, do auxilio da equipe de professores e tutores do curso, fui superando a dificuldade inicial.

Não só a dificuldade inicial com as tecnologias foi superada. Meu aprimoramento com relação à vida acadêmica foi se intensificando dia após dia.

Ao pensar no todo do curso, o fator que considero ter sido enfatizado com muita intensidade e que se evidencia nos registros do blog, desde o início do curso, foram as intensas aprendizagens relativas ao nosso fazer pedagógico em sala de aula.

Durante todos os semestres houve significativa preocupação em aliar as teorias do curso a nossa prática pedagógica. Nós alunos nos apropriávamos das teorias através de muitas leituras, reflexões, orientações e intervenções dos professores e tutores e, simultaneamente, essas teorias eram experenciadas com nossos alunos na sala de aula.Diante disso, é possível dizer que o curso foi intenso no sentido de aliar teoria e prática.

Outro ponto forte do curso que podemos constatar durante o desenvolvimento do mesmo, é relativo a interdisciplinaridade, esta preocupação era evidente nas atividades que realizávamos. Todos os assuntos eram muito próximos e se complementavam reforçando nossa aprendizagem.

Outro ponto significativo que permeou toda a trajetória do curso, se relaciona à seriedade, ao comprometimento e qualidade com que a equipe discente conduziu as atividades. Nada foi feito apenas para dar conta de carga horária ou cumprir conteúdos formais.

Tudo foi planejado e executado com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica diferenciada com nós alunos, para que, num momento posterior, pudéssemos, enquanto professoras, desenvolver propostas de intervenção pedagógica diferenciadas com nossos alunos em nosso ambiente de trabalho. Além disso, fôssemos multiplicadores das propostas diferenciadas junto ao nosso grupo de professores em nossas escolas com o intuito de provocar mudanças nos ambientes escolares em que atuamos.

As mudanças vislumbradas eram relativas ao despertar para uma educação de qualidade, onde a todos os alunos fosse contemplado o direito de aprender com prazer e de forma contextualizada, valorizando as vivências e experiências dos mesmos na construção de novos saberes.

Para concluir posso dizer que, todas as postagens do curso, feitas aqui neste espaço, evidenciam de forma clara o quanto foi intenso meu aprendizado, por isso, quero agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, partilharam comigo essa trajetória de significativas aprendizagens, descobertas e inovações referentes a minha vida pessoal e profissional.

Se hoje me considero melhor enquanto educadora, mais qualificada, é pelo fato de ter vivido com intensidade todos os momentos do curso, por ter tido o privilégio de contar com uma equipe de professores e tutores extremamente dedicados, os quais, não mediram esforços em nos auxiliar, nos instigar, nos desafiar e nos mostrar que inovar é possível em termos de educação, porém, para isso precisamos querer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial