19 novembro 2010

Ler e refletir sobre o 8º semestre é um reviver a prática de estágio, pois foi neste semestre que vivenciamos a experiência de trabalhar com nossos alunos, propostas pedagógicas inovadoras, as quais foram cuidadosamente preparadas ao longo dos 7 semestre do nosso curso de Pedagogia. Esta preparação se deu através de muitas leituras, reflexões e experiências práticas, porém as experiências práticas antes do estágio não tiveram a mesma duração que foi no estágio e também não tiveram a mesma intensidade que esta.

Pelos registros das postagens do eixo VIII, podemos perceber a importância, para nós alunos, de termos vivenciado as teorias do curso através da prática em sala de aula.

Hoje, ao revisitar o eixo VIII, lendo as reflexões semanais com relação ao estágio, pode-se ter uma idéia do quanto foi intensa esta experiência no sentido de trabalhar de forma inovadora das que estávamos habituados a trabalhar com nossos alunos.

Foi no sentido de ser proposto algo novo que a experiência de estágio se tornou um diferencial em nossa já longa prática pedagógica, pois muitas de nós alunas já atuamos em sala de aula há bastante tempo. Se fosse para fazer a “mesmice” não teria sentido a não ser cumprir formalidades e exigências do curso. No entanto, não foi só para cumprir formalidade e nem só para cumprir exigências, foi alem disso, uma possibilidade de se pensar, planejar e executar propostas pedagógicas diferenciadas em nossas salas de aula, onde o objetivo maior foi contemplar o interesse de todos os alunos com relação ao gosto por aprender e aprender com prazer. Além disso, o objetivo também foi proporcionar uma aprendizagem aos alunos, mais próxima das exigências de um mundo moderno, acelerado, competitivo e de mudanças rápidas, no qual se exige cada vez mais pessoas aptas a lidar com esta realidade e nós enquanto educadoras, precisamos trabalhar propostas pedagógicas com nossos alunos, onde sejam contempladas as novas exigências sociais.

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Pois é Izolete, com certeza, este período de estágio foi o momento de colocar todas as aprendizagens em prática e de inovar em sala de aula. Foi o momento de verificar que a teoria é muito importante também para dar os subsídios para um trabalho diferente e segurança em sua realização. Ótimas reflexões Izolete. Bjs, Maura - tutora do SI

11:32 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial