29 outubro 2010

Retrospectiva eixo VI

No sexto semestre, novamente nos envolvemos com trabalho com PA. Como alunas, desenvolvemos, em grupo, um PA sobre sonhos. Ao reler e refletir sobre o registro desse semestre. Digamos que: “caiu minha ficha”, ou seja, percebi que não poderia ser outro assunto do TCC que estou escrevendo, se não sobre PA. Este foi um assunto bastante presente durante alguns semestres do nosso curso. Entendo que essa presença fez com que nos apropriássemos de uma bagagem de conhecimentos consideráveis com relação a este assunto. Com isso, penso ser esse um dos motivos que não estão me deixando encontrar maiores dificuldades ao escrever meu TCC. Digo um dos motivos, pois minha presença constante em todas as atividades do curso, meu esforço em sempre fazer o melhor, meu empenho em dar o melhor de mim, somado a orientação da professora Beatriz e da tutora Simone, são outros motivos que estão facilitando meu trabalho nesse momento de conclusão de uma trajetória de esforço e dedicação.

Ainda, neste mesmo semestre, com base nas teorias da interdisciplina de questões étnico raciais, realizei, com meus alunos, um trabalho bastante contextualizado com relação à cultura afro e indígena, como podemos ver através do seguinte recorte de uma postagem do eixo VI “desta vez não trabalharam o “dia do índio” como é costume se trabalhar nas escolas, pois desta vez a proposta foi o trabalho com relação a historia passada e a realidade atual do povo indígena sem pintar ninguém de índio”

É importante destacar aqui que, hoje, não só nas questões sobre a cultura de um povo percebo a necessidade de um trabalho mais contextualizado com a realidade do meu aluno, mas essa é uma constante preocupação minha enquanto educadora. No entanto, esta preocupação não surgiu do acaso, ela é conseqüência dos quatro anos de estudo no pead.

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Oi Izolete! Tua responsabilidade e envolvimento com o curso sempre foram evidentes. É sempre muito gratificante ler tuas produções, aprendizagens, reflexões, e verificar as repercussões dos teus estudos no curso em tua sala de aula, assim como tua preocupação em fazer o melhor junto aos teus alunos! Bjs, Maura - tutora do SI

11:45 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial