23 junho 2010

Resultados finais

Resultados finais

Ao me referir a resultados finais quero ser mais específica e dizer que estou me referindo aos resultados finais do trabalho de estágio, segundo avaliação dos pais dos meus alunos e como, desde o início eu os tive como colaboradores, mesmo que de forma indireta, da minha proposta de estágio, cabe salientar aqui algumas colocaçoes feitas por mães de alunos, com relação à proposta de estágio. Como neste sábado 19/06 ocorreu as entregas dos relatórios de avaliações referentes ao 1º trimestre, aproveitei a oportunidade para saber dos pais, quais foram as observações que fizeram durante o estágio com relação às aprendizagens dos filhos. A mãe de um dos alunos que antes do estágio se mostrava desinteressado e desmotivado, em sua fala me confimou tudo o que eu observei com relação a ele nas propostas de atividades, ou seja, ela me disse que ela o considera extremamente inteligente, capaz, porém com dificuldades de concentração em atividades rotineirasm comuns,, porém é extremamente “igado” em tudo que for diferente, ou não for nada comum, isso significa que o referido aluno tem um grande potencial, porém precisa de formas bem criativas de atividades e trabalhos a fim de que este potencial seja estimulado e ele expresse o que sabe, muitas vezes de forma nada convencional ou nada tradicional de atividades em sala de aula. Ele é do tipo que tem uma enorme espontaneidade, precisa de liberdade para se expressar e se sentir livre demostra o que sabe, se for cobrado ele trava e não sai nada. Outra mãe também fez uma colocação bem pertinente, a mãe de uma aluna repetente da série atual e considerada com problemas de aprendizagem, pois no final do ano passado foi encaminhada para o laboratório de aprendizagem, no turno inverso na escola a fim de sanar tais difuiculdades. Então, a referida aluna, durante todo o projeto se mostrou extremamente participativa, lider do seu grupo, organizada, motivada, alegre e com prezer em fazer as atividades, não só as solicitadas, pois ela seguidamente aparecia em aula com assunto relativo ao projeto que ela encontrara em livros e jornais, de forma espontânea de suas pesquisas, ou seja, ele se mostrou extremamente investigativa, pesquisadora. E a fala da sua mãe comprova toda essa motivação quando a mesma menciona que a aluna não gosta de “ coisas muito paradas” ele gosta de movimentação, me disse que sou bem agitada, e realmente, meus alunos são agitadissimos, seguem o rítimo da professora. A mãe me disse a seguinte frase “ acho que o santo da minha filha casou com teu” esta expressão da mãe me confirmou mais uma vez o que muito observei durante o estágio, ou seja, nossos alunos precisam de estimulos além do que proporcionamos a eles normalmente, ppois convivem numn mundo cheio de novidades e constantes inovaçãos, aí quando a escola, os professores não se dão uma “puxada” para atraí-los de forma criativa, porém apresentando a “velharia” de sempre, aí nosso aluno se desmotiva, não aprende e o julgamos com dificuldades de aprendizagem, enquanto que, a real dificuldade está na forma como o professor conduz a aprendizagem deste maluno.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Pois é Joci, como é importante estar aberta para conhecer o aluno e, assim, proporcionar momentos de expressão a todos, indiscriminadamente, com atividades criativas e motivadoras! Bjs, Maura - tutora do SI

10:25 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial