19 maio 2010

A escola que temos é a escola que queremos?

Analisando e refletindo sobre a proposta pedagógica que estou desenvolvendo no estágio, acredito que esta tem como um de seus objetivos principais contemplar a realidade e interesse de todos os alunos da minha turma, mas às vezes percebo que nem sempre esse objetivo é alcançado, como por exemplo, apesar da minha insistência, do incentivo, do diálogo e das diferentes abordagens que realizo no desenvolvimento das atividades, ainda observo que alguns alunos, em determinadas atividades, principalmente as de registro escrito, apresentam resistência em realizá-las e quando as realizam, geralmente isso acontece de forma parcial, deixando as atividades incompletas, textos sem estrutura alguma e idéias muito confusas e, no entanto, estes mesmos alunos, em atividades orais como debates, conversas e seminários tem se destacado fazendo colocações claras e pertinentes referentes ao assunto em discusssão. Com isso, percebo que, estes alunos tem um potencial bem maior do que apresentam em atividades de produções escritas. Ainda, em se tratando de registros, vejo que há uma discrepância muito grande entre o nível de ensino que estes estão com relação ao que apresentam na realização de atividades escritas. Diante disso, sugiro que eles criem o hábito diário da leitura também em casa, sugiro que leiam gêneros textuais de seu interesse tais como, revistas de futebol, página de esportes de algum jornal , algo assim. Em sala de aula, procuro realizar atividades onde estes alunos possam exercitar a leitura e produção textual, mas a resistência quanto a escrita, é grande, às vezes parece que a escrita é algo só da escola e que não tem nada a ver com o mundo deles, parece ser um mundo a parte, é claro que isso não acontece com todos os alunos, é apenas uma minoria, mas uma minoria que nos faz pensar em várias alternativas para trazê-los para este mundo chamado “escola” e ao que parece, este mundo não condiz com a realidade e interesse deste aluno, já que apesar das diferentes propostas pedagógicas ou estratégias que usamos no sentido de contemplar nestas o interesse deste aluno, parece que ainda não é o suficiente para atingi-lo e termos um retorno que julgamos positivo, aí bate aquela angústia e várias hipóteses e questionamentos sugem em nossos pensamentos, como por exemplo, o que fazer? Estamos no caminho certo? Onde estou errando? Quais caminhos seguir? Todas as tentativas, muitas vezes frustradas ao nosso ver, terão ajudado em algo? Ou foram só paliativos que ajudam a diminuir momentaneamente a distância entre o mundo escolar e o mundo deste aluno, mas que no fundo, nunca irão aproximá-lo o suficiente desta escola a fim de que ele possa se sentir parte dela e consiga nos dar o retorno que esperamos dele com relação à aprendizagem? Afinal, será que o aluno precisa mudar e se adequar a escola ou esta precisa de mudança e adequação ao aluno? Eu, no meu entender, acredito que seja a última opção, ou seja, a escola precisa de mudança e adequação à nova realidade deste aluno, porém, não falo em mudanças superficiais ou isoladas, falo de mudanças estruturais profundas em todo o setor educacional em termos de legislação, onde os governantes não só garantam o acesso do aluno à escola, mas que se preocupem com uma educação de qualidade, mudanças nas propostas pedagógicas onde isso seja responsabildade de todos envolvidos no processo e não só do professor em sala de aula.

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1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Talvez Izolete, possamos pensar que teus objetivos sejam atingidos não de forma direta, estanque, mas indiretamente conforme a realidade de cada aluno e o processo de cada um. O efeito disso pode aparecer lá na frente. Também é importante refletir (sei que deves estar fazendo isso, incansávelmente...) e tentar entender o que está fazendo com que tal aluno resista a esta prática... talvez não seja somente falta de hábito de leitura e escrita, talvez venha de um outro contexto. Isso pode te aliviar e te deixar mais tranquila com relação ao que observas e para seguir com teu trabalho. Bjs, Maura - tutora do SI

8:44 PM  

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