23 abril 2010

Apoio tecnológico nas aulas

Com o intuíto de realizar uma proposta de trabalho diferenciada no estágio do Curso de Pedagogia, estou procurando fazer uso de diferentes ferramentas tecnológicas nas minhas aulas. Já estou utilizando, desde a semana passada, o pbworks como ferramenta de apoio a fim de que os alunos realizem o registro de produções referentes às pesquisas sobre o assunto trabalhado, o qual é sobre abelhas. Ainda, na semana passada, conforme questionamentos da orientação de estágio sobre a percepção que os alunos estavam tendo com relação às aulas, senti a necessidade de criar outro espaço virtual para o registro da percepção dos alunos. A princípio pensei em uma página no pbworks, mas eles já estão utilizando o pbworks e, então, criei um blog onde eles já realizaram seus primeiros registros e já estão se familiarizando com o uso de mais esta ferramenta virtual de apoio.

Ainda nesta primeira semana também utilizei o datashou para exposição das aulas e percebi que faz toda a diferença com relação ao interesse dos alunos, pois demostraram, durante a exposição da aula sobre diferenças entre vespa e abelhas, total concentração no asunto, o que não aconteceria se para mesma aula fosse utilizado apenas caderno, quadro e giz.

O uso mais constante da tecnologia nas minhas aulas está associado à máquina fotográfica por estar mais disponível, por isso ouso pensar que num futuro bem próximo a internet será tão comum em nossas salas de aulas como a máquina fotográfica está sendo hoje.

Um outro fato que me fez pensar esta semana foram as colocações feitas pela professora responsável pelo AI na minha escola. Ela me relatou que está iniciando no AI, um projeto com toda a escola, inicialmente está dividindo os alunos em grupo para posterior realização do projeto. Não especificou qual era o projeto, mas me disse que precisa de um trabalho mais consistente no AI, um trabalho em que os alunos não utilize apenas o AI para jogar, brincar e relaizar algumas atividades fragmentadas. Também me contou que os alunos, após suas primeiras explicações sobre a nova proposta de trabalho, eles perguntam: “vamos ter informática”, que no caso é jogar e brincar no computador.

Ao analisar as colocações da colega da minha escola penso que os alunos, ainda não tem a verdadeira dimensão do uso pedagógico da internet na escola e que nós professores temos que trabalhar a fim de que eles possam ter essa dimensão e, pela atitude da minha colega, penso que eu enquanto aluna da UFRGS, com uma proposta de estágio que é mudar a concepção do uso do computador na escola, estou, indiretamente motivando minhas colegas a iniciar algo novo, algo que seja o uso de ferramentas virtuais para facilitar as aprendizagens e para tornar, num futuro bem próximo, a escola mais atualizada e condizente com o desenvolvimento tecnológico da sociedade como um todo.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Com certeza, Izolete, teu trabalho e conhecimento está gerando frutos, está repercutindo nas ações daqueles que convivem contigo, fazendo pensar em outras propostas de trabalho. Que bacana! Fiquei curiosa sobre as percepções dos alunos...ótima idéia a introdução do blog com tal fim! Volto aqui ok! Bjs, Maura - tutora do SI

11:12 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial