03 junho 2010

Imediatismo

Pensei ser propício iniciar esta reflexão com a palavra “imediatismo” já que sei que não é raro no meio escolar, nós professores nos depararmos com comentários nossos onde nos queixamos que nosso aluno é imdeiatista, ou seja, não espera a vez de falar, não consegue parar para analisar com atenção uma pergunta, um enunciado de um exercício, não se esforça diante de uma dificuldade encontrada, pelo contrário, logo desiste, pois não gosta de pensar, quer tudo pronto, mastigado, então, vem o questionamento: quem também é responsável pelo fato do nosso aluno ser assim? Nós professores, é óbvio, é só pensar como agimos diante de um questionamento do nosso aluno, a maioria dos professores tende em logo dar a resposta, isso pode acontecer por dois motivos, um é pelo fato do professor também ser imediatista, o que não é difícil de constatar, e outro motivo é que se ele não responder e sugerir para o aluno pesquisar, o aluno poderá não considerá-lo mais o “dono do saber” e isso é cruel para muitos professores, e então lá se vão chances maravilhosas de aprendizagem do aluno em nome da detenção do saber por parte do professor que, ou é imdeiatista ou é o dono do saber. Nossa! Mas espera um pouco! Será que me incluo nisso? Digo que sim, somos humanos, e propensos a errar, mesmo que na intenção de acertar, mas o que me faz diferir de muitos “imediatistas” e “donos do saber”, nesse momento é o fato de que estou repensando minha prática, aliás, só repensando, não, estou de fato agindo de forma concreta em minha sala de aula, onde iniciei uma trajetória de mudanças, apoiada pelas teorias do curso no Pead, o qual tem como objetivo principal formar professores capazes de desenvolver um pensamento mais democrático com relação ao saber, capaz de acreditar mais na capacidade do aluno, desafiando-o a buscar respostas para seus questionamentos, despertando neste o espírito investigativo, a capacidade de construir se próprio conhecimento, tornando-se mais independente e autônomo, capaz de enfrentar com segurança os desafios que a vida venha lhe impôr.

Outro ponto que merece destaque nessa minha trajetórioa de mudanças está relacionado à tecnologia, a qual tenho usado com maior intensidade durante o meu estágio e com isso pude comprovar que a tecnologia é sem dúvida uma grande aliada na aprendizagem, pelo fato de tornar as aulas mais atraentes, tornar o aprender mais motivador, o aluno mais interessado nas aulas e consequentemente tornar a aprendizagem mais eficiente, pois no momento que realizamos algo com interessse e motivação os resultados são sempre positivos.

No momento que cito o uso mais intenso da tecnologia no meu estágio, cabe destacar quais estou usando e como estou usando. Uma das ferramentas é um site da turma na internet, o pbworks, o q1ual é utilizado para que os alunos registrem suas descobertas com relação ao assunto em estudo, o datashou é outra feramenta tecnológica de apoio que também tenho usado com a finalidade de sair da “mesmice”, ou seja, deixar um pouco de lado o quadro e o giz, posso dizer que esta ferramenta é bem vinda nas nossas aulas, pois os alunos demostram mais atenção e interesse. Tem também o uso do blog, porém, este com menor intensidade, mas muito proveitoso no sentido de ser mais um instrumento de registro dos alunos, que não seja apenas o velho e tradicional caderno, a máquina fotográfica é sem dúvida a tecnologia que me acompanha durante todas as minhas aulas e todas as horas dela, isso pelo fato de ser mais acessível, com a máquina fotográfica, as aulas podem ser visualizadas por mim sob outro prisma, pode ser visualizada por outras pessoas que se interessarem por elas, que no caso, no momento são minhas supervisoras de estágio. A máquina fotográfica registra de forma visual, momentos que podem ser vistos posteriormento por nós, podem nos ser muito útil para rever e repensar nossa prática ou mesmo para reforçar pontos positivos da nossa aula.

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger tailize.lazaroto disse...

Oi tia, estava vendo seu blog tá show. Se tiver um tempinho da uma olhada no meu, é novo mas estou começando
Grande beijo
tai

7:32 PM  
Blogger mauranunes.com disse...

Pois é Izolete, esta reflexão que estás fazendo é muito importante, pois este é o sentido de toda essa trajetória no pead, do estágio. É o momento de auto-avaliação, de repensar práticas até então adotadas e, como bem falaste, de aventurar-se numa prática transformada, de forma consciente e criativa, tomando os alunos como parceiros de jornada e valorizando as necessidades e os contextos de cada um! Ótimo Izolete. Bjs, Maura – tutora do SI

11:52 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial