09 outubro 2010

Reflexões eixo IV

Refletindo sobre as teorias estudadas no eixo IV, cabe ressaltar a intensidade em termos de prática realizada em sala de aula com base nas mesmas.

Ao reler as postagens do referido eixo, lembrei de muitas atividades práticas que realizei com meus alunos em função do curso. Dentre essas atividades está uma ampulheta de areia que construí junto com eles, onde esta era usada na sala de aula para medir o tempo. Esta atividade foi na área de Estudos Sociais, onde a partir das teorias do pead, passei a dar outro enfoque para minhas aulas com relação a essa área, ou seja, passei a trabalhar de um modo mais contextualizado, menos fragmentado do que fazia antes. Isso começou no eixo IV, como podemos ver através de um recorte de uma postam do referido eixo: Hoje percebo, através da minha prática em sala de aula que, algumas mudanças já começaram a acontecer em função dessa nova visão que tenho relacionada ao ensinar e aprender Estudos Sociais.

Falo fragmentado porque entendia que ao trabalhar com Estudos Sociais na quarta série do ensino fundamental, era necessário seguir um programa com base nos livros didáticos, sem muitos questionamentos se o que traziam os livros estava ou não de acordo com o contexto, realidade e maturidade dos alunos. A parir dos estudos do eixo IV, hoje minha abordagem é outra, me preocupo mais se o que estou trabalhando com meus alunos tem significados reais para eles. É claro que não deixo de trabalhar conteúdos, mas esses vêm num segundo plano, ou seja, fazem parte da minha aula no momento que forem significativos, não trabalho mais seguindo um cronograma “livresco” e sim observando o contexto do meu aluno para num segundo momento fazer outras abordagens, indo mais além do entorno e realidade deles.

No recorte de uma postagem do eixo evidencio minhas colocações acima: “Sei que não foi um trabalho explorado ao máximo, foi apenas um início de trabalho com noções de tempo, não me aprofundando muito, pois trabalhar Estudos Sociais dentro da proposta da interdisciplina do curso é algo ainda novo para mim, pois trabalhava de acordo com uma organização de conteúdos mais tradicional.”

Cabe dizer que a abordagem que tenho hoje com relação à área de Estudos Sociais se estendem também a outras áreas. Como por exemplo, na área de Matemática, Ciências Naturais e outras as quais também foram interdisciplinas do eixo IV. Nessas áreas, hoje também tenho o mesmo propósito que mencionei com relação à área de Estudos Sociais, isto é, questiono e me preocupo em iniciar uma abordagem de estudo sempre partindo do contexto e observando se aquele assunto estudado faz sentido para meu aluno. Após o embasamento teórico do curso, com freqüência me questiono sobre conteúdos que dizem ser dessa ou daquela série só porque os livros trazem. E vou além, muitas vezes em conversas paralelas com colegas, vendo-os reclamarem que os alunos não entendem tal conteúdo, e afirmam “mas é de tal série, ele deveria saber, mas não tem jeito de entender”. Aí pergunto: Que sentido tem isso para eles? Vai ver que o que estão querendo que eles entendam não tem significado nenhum para eles.

Não culpo os professores por pensar assim, eles estão trabalhando em sala de aula conforme o que aprenderam há 20 anos. Eu também fazia isso, antes de ter iniciado a faculdade. Não fazia o correto não por não querer, mas por desconhecer, por não ter me atualizado. E penso que é o que falta a esses professores é se atualizar para poder acompanhar a avalanche de mudanças a que o aluno está exposto no dia-a-dia e estando exposto ao um turbilhão de mudanças ele muda e requer que nós educadores, estejamos mais “ligados” nas mudanças, mais atualizados.

1 Comentários:

Blogger mauranunes.com disse...

Mencionas muito bem a importância da atualização para os professores Izolete! Mas também essa troca entre vocês é essencial, pois podes exemplificar como pode ser diferente. Contextualizar os estudos de 'estudos sociais', entre outros, é aproximar os conhecimentos e novas informações do aluno, dando sentido e significado a eles, como bem falaste, e isso sim gera aprendizagem! Bjs! Maura -tutora do SI

9:43 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial