16 novembro 2007

IMPACTO TECNOLÓGICO NA MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL


Há pouco mais de um ano eu era completamente analfabeta digital, não sabia nada de computador, nem mexer com mouse eu sabia, nunca tinha ouvido falar em blog até iniciar o curso no PEAD. Na escola onde trabalho, quando levava meus alunos para o ambiente informatizado, ficava devendo para os alunos da 1ª série, eles sabiam mais que eu com relação aos computadores, confesso que isso me deixava bastante desconfortável, porém faltava-me um objetivo maior para uma decisão radical, uma decisão que me colocasse frente a frente com a tecnologia e eu fosse obrigada a aprender a usá-la para seguir em frente. Foi isso que aconteceu há pouco mais de um ano quando iniciei no PEAD, tive que colocar a tecnologia "goela abaixo", foi muito difícil no início, por alguns momentos cheguei a pensar que não conseguiria, mas com o apoio incansável das tutoras e principalmente das nossas fiéis e incansáveis guerreiras, professora Bea e Iris, as quais estavam sempre a postos para ajudar , passando confiança e otimismo ao grupo todo, consegui superar a minha falta de conhecimento em tecnologia e hoje já não pago "mico" na frente dos meus alunos por não ter afinidade com o computador, já consigo auxiliá-los no ambiente informatizado e faço isso com muito orgulho do tanto que já aprendi, digo isso pois meu conhecimento e crescimento no uso das ferramentas virtuais é claramente perceptível, um exemplo prático é exatamente o meio que estou usando para escrever meu depoimento, meu blog, é claro que não sei tudo, mas para quem não sabia nada acredito ter feito um enorme progresso e o melhor disso tudo é que quero aprender e aperfeiçoar cada vez mais meu domínio na área, pois acho que nesse momento, o domínio da tecnologia seja uma necessidade básica a todos os educadores. Todo esse impacto tecnológico ao qual se submeteu minha vida pessoal me fez visualizar inúmeras possibilidades, as quais não via antes, descobri por exemplo, uma nova forma de dialogar com o mundo usando a tecnologia, percebi novas possibilidades de pesquisas e aprendizagens que eu desconhecia antes de iniciar o curso PEAD. Hoje passado pouco mais de um ano, como citei no início, posso contabilizar um saldo muito positivo na minha vida pessoal e profissional em consequência do que aprendi através dessa nova experiência que é o Curso de Pedagogia à Distância.

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Ivana disse...

Oi Izolete, adorei ler o teu depoimento, que bom que pudemos nos dar a oportunidade de entrar no PEAD, estamos apenas no final do terceiro semestre e já aprendemos tanto.
Bom fim-de-semana!
Abraços, Ivana.

2:28 AM  
Blogger Catia Zílio disse...

Olá, Izolete!
Parabéns pela riqueza de registros em teu blog! Este teu relato é um importante registro das tuas aprendizagens que, com certeza, será muito útil na construção do teu portifólio. E como disseste na tua postagem do dia 24/10 a "quantidade compromete a qualidade", elas são interdependentes, precisamos colocá-las em equilíbrio e fazê-las caminhar juntas.
Também estive olhando teus marcadores e vi que tens colocado marcadores em quase todas postagens, porém estás usando termos diferentes para marcar postagens que envolvem temáticas comuns, um exemplo é o marcador "portifólio-Seminário Integrador III" e o "Seminário Integrador III -portifólio". Sugiro que crie marcadores que permitam a classificação das tuas postagens em categorias e edite teus marcadores a partir deles. Lembre-se que os marcadores são uma forma de unir as postagens que tratam da mesma temática. Se precisar de ajuda conte comigo!
Abraços, Cátia

1:09 PM  
Blogger Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Izolete!
Tu sabes o quanto pude compartilhar contigo estes momentos que tu vivenciaste: primeiro na implantação do ambiente informatizado na escola(o uso de uma ferramenta nova, o medo...) e segundo quando tive a oportunidade de te acompanhar no Pead(no uso de novas ferramentas, blogs, wikis...). Percebi que obtiveste uma caminhada cheia de desafios e conquistas, além de muitas mudanças tanto na vida profissional quanto pessoal, não é?A tendência agora é cada vez mais aperfeiçoando e refletindo sobre tudo o que estamos vivenciando neste curso.
Abraços,
Vanessa

4:28 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial