15 outubro 2007

TEATRO NA MINHA SALA DE AULA

Estamos trabalhando, não está sendo nada fácil, pois acho que para uma principiante na arte de orientar um espetáculo, o que propus aos meus alunos foi um pouco além da minha capacidade atual de poder orientá-los de uma forma apropriada.Estou falando em uma peça teatral, a qual estou tentando ensaiar com meus alunos, já construímos o texto, distribuímos os papéis, organizamos os personagens, até aqui tudo bem, ou quase tudo bem,pois tivemos nosso primeiro ensaio e este foi praticamente uma leitura que os personagens fizeram de suas falas.Tentei orientá-los, dizendo a eles que precisavam dar vida ao personagem, ou seja , precisavam ser mais espontâneos e se soltar, dar liberdade ao personagem a fim de que as falas pudessem fluir normalmente sem parecer uma simples leitura.O fato é que paramos no primeiro ensaio, na semana que passou não tivemos atividades em sala de aula com os alunos, as atividades eram só jogos, filmes e brincadeiras coletivas envolvendo todos os alunos, aí ficou difícil ensaiarmos, mas esta semana retornamos e prometo tentar continuar meu projeto, só não prometo que será um espetáculo profissional, mas será um início do teatro , pois segundo o que li numa das leituras indicadas pelo profº Gilberto, a intencionalidade,o texto, o personagem e o público, são condições fundamentais para o surgimento do teatro.O nome da nossa peça, a qual foi escolhida pelos alunos em sala de aula, se chama:"Shrek 4: a vitória do bem contra o mal". No momento só me resta dizer:"respeitável público", aguadem cenas dos próximos capítulos...

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Daiane Grassi disse...

Olá Izolete! Meus parabéns pela iniciativa! SEI que isso não é nada fácil! Ainda mais a primeira vez! Penso que devas ir com calma, para também não deixares teus alunos frustrados! Lembra os exercícios de movimentos que fizemos na aula presencial? De caminhada, de relaxamento, de equilibrio, de concentração? Quem sabe não seja interessante trabalhar isso com eles antes da interpretação propriamente dita?! Quem sabe eles não estejam um tanto tensos com esta primeira experiência também?! No meu ponto de vista, este tipo de atividade tem que ser bastante ensaiada, muito "jogada"... Não desanime, tudo dará certo! Cuide para não atropelar as crianças hein?!

Um abraço e seguimos trabalhando!

P.S Ah, quem sabe não acrescentas um marcador nesta mensagem? Um marcador chamado Teatro?! Pensa nisso! Já vi que inserir você já sabe. Se precisar de ajuda, estou aqui, ok?!

Daiane

10:54 PM  
Blogger Ivana disse...

Olá Colega, passei aqui para te parebenizar pelo Dia dos Professores!
Beijos, Ivana.

1:49 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial