ANISIO TEIXEIRA
"Edição Agosto de 1998
Índice
O educador baiano definia a escola pública como a raiz da democracia e introduziu, nos anos 20, idéias que ainda hoje influenciam o ensino brasileiro
Adriana Vera e Silva
Divulgação
nísio Teixeira participou dos movimentos mais importantes do ensino brasileiro, dos anos 20 aos 60. Ele foi o principal articulador da Escola Nova, que deixou profundas marcas em nossa educação, a partir da década de 30. Toda a sua obra se baseia na idéia de que a democracia depende do acesso de todos ao ensino. "Só existirá uma democracia no Brasil no dia em que se montar aqui a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública", dizia. "Anísio Teixeira implementou uma educação pública democrática para a população brasileira, nas reformas de ensino que liderou e nos órgãos que dirigiu", afirma Clarice Nunes, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da obra do educador.
O trabalho dele rendeu frutos importantes, como a Universidade de Brasília (UnB). Mas o mais impressionante é que idéias lançadas por Anísio há mais de setenta anos ainda hoje se mostram úteis para nossa educação. Algumas delas estão sendo implantadas só agora.
Ele acreditava, por exemplo, que o governo deveria dar prioridade às séries iniciais. Só assim o direito de estudar estaria garantido para todos, ricos e pobres. É exatamente essa a direção que o Ministério da Educação (MEC) está tomando: nos últimos anos, tem dado prioridade ao ensino fundamental, e agora começa a dar maior atenção ao ensino médio. Anísio também pensou num sistema de distribuição de recursos parecido com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, (FUNDEF)
A principal bandeira defendida por Anísio era a garantia do ensino para todos. Muitas das idéias dele estão no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento lançado em 1932 por um grupo de educadores que, além dele próprio, incluía Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e a poetisa Cecília Meirelles. O Manifesto contém os fundamentos pedagógicos da Escola Nova.A seguir, alguns tópicos que resumem os pontos defendidos pelo educador.
Ensino prático
Anísio definiu três eixos nos quais a educação básica deveria se sustentar. São eles: o jogo (recreação e educação física); o trabalho (exercícios práticos, incluindo aulas de marcenaria e de corte e costura, por exemplo); e o estudo propriamente dito. Esse tripé fazia parte da pedagogia da Escola Nova. Até então, pensava-se que a educação deveria se limitar a estudos teóricos. Os escolanovistas defendiam, ainda, que o aluno deveria ser o construtor de seu próprio conhecimento, não apenas um receptor de idéias lançadas pelo professor
Anísio acreditava ser necessário dar formação universitária a todos os educadores. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) incorpora essa idéia. Ela estabelece que, até 2006, todos os professores de 1ª a 4ª série deverão ter curso superior."
novaescola.abril.com.br/.../historiaeducacao.htm.
Com certeza, as idéis e ideais de Anísio Teixeira foram valiosas na época de 1930 e continuam sendo em nossa educação atual,pena que nem todos os governantes pensam assim, tem uns que ,ultimamente,estão andando na contra mão de tão nobres ideais e o que é pior, transformando a educação pública estadual num verdadeiro caos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial