12 outubro 2007

MARCO HISTÓRICO NA MINHA VISÂO ARTISTICA


Posso garantir que após este trabalho, minha visão artística nunca mais será a mesma, aprendi em um mês o que não havia aprendido em mais de 40 anos, pode isso?Mas como diz a velho ditado"antes tarde do que nunca" nunca é tarde para aprender, isso é a mais pura verdade.Até o momento que precisei fazer a releitura do quadro de Velasquez, sugerida pelo professor Bento, eu não tinha idéia do que era realmente uma releitura, pensei num primeiro momento que se tratava de uma cópia, já estava apavorada, como eu iria reproduzir "As meninas" de Velasquez?Na minha escola fiz o maior "barulho" no bom sentido, conversei com o professor de artes, explicando a ele a minha falta de conhecimento no assunto, ele então me deu uma verdadeira aula do que era realmente uma releitura, ele até comentou que Picasso, em uma de suas releituras do quadro "As meninas" transformou a menina do centro em um triângulo.Fiquei encantada e surpresa com minhas novas descobertas no mundo artístico, acho que até paguei "mico" pela falta de conhecimento do assunto, mas não deixei por menos, fui à luta e fiz algo parecido com uma releitura, é claro que me inspirei em Picasso, simpatizo com figuras geométrica como obra de arte.Após a maratona concluída era hora de postar meu desenho no blog coletivo das Artes Visuais, nesse momento fiquei muito apreensiva, pois pensei que alguém iria avaliar o certo e o errado, mas para mais uma surpresa minha, a tutora Maura me deu um retorno dizendo que não existe certo e errado numa releitura, aí sim fiquei muito animada e feliz, pois acho que acabava de fazer as pazes com o mundo artístico e a partir desse momento eu poderia propor novos trabalhos aos meus alunos,poderia mostrar a eles que Artes vai muito além do que copiar ou fazer um desenho bonito.O quadro acima é "As meninas" de Velasquez e o quadro abaixo é a releitura que fiz do mesmo.


Marcadores:

2 Comentários:

Blogger biapedag.blogspot.com disse...

Querida colega, muito legal a tua postagem e a tua releitura. Como é bom podermos ler a felicidade nas palavras de alguém...
Beijocas.

8:33 PM  
Blogger mauranunes.com disse...

Querida Izolete!

Transformações gerem transformações! Que bom que a interdisciplina de Artes está proporcionando isso para ti, que se leva para a vida! O sentido é bem esse! Com certeza, o significado das Artes para teus alunos, a partir de agora, será especial também! Bjo, Maura - tutora das @rtesVisu@is.

9:30 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial