Retrospectiva, eixo VII
Refletindo sobre os registros nas postagens relativos ao sétimo semestre, é possível perceber que neste semestre o enfoque se deu com relação às formas de linguagem que são contemplados no espaço escolar.
Apesar de convivermos, no nosso cotidiano com múltiplas formas de linguagem, o espaço escolar, pouco ou quase nada, se preocupa em considerar essas múltiplas formas de linguagem com relação ao aluno, isso significa dizer que a escola tem uma linguagem que lhe é peculiar, e que nela, nem sempre são contempladas as experiências dos alunos construídas além da escola.
Considerando o contexto acima, hoje, ao estar concluindo o curso, após as reflexões e estudo realizados nesse semestre, eu enquanto educadora consciente de que a escola, de um modo geral, pouco se preocupa em aproveitar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, preciso ter sempre presente a percepção de que meu aluno, não poderá ser considerado uma “tabula rasa” , preciso entender que com relação aos assuntos que serão trabalhados na escola, este já tem um caminho percorrido e meu papel de educadora é ajudá-lo a organizar este conhecimento, agregando a estes novas informações no sentido de que ele possa construir um novo conhecimento
1 Comentários:
Enxergar o aluno realmente na sua peculiaridade, escutá-lo e considerar seu contexto. Com certeza, Izolete, este semestre proporcionou muitas reflexões sobre o lugar do aluno na escola. E na sala de aula para o professor! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial