15 junho 2008

REPRESENTÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS

Durante o 4º semestre, no desenvolvimento da interdisciplina da Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais,mais especificamente, pelas leituras, atividades, reflexões e prática em sala de aula, onde juntamente com meus alunos desenvolvi algumas atividades de noções espaciais e temporais como, por exemplo, trabalhei com eles a história do cotidiano de suas vidas e com base nestas histórias construí com eles uma linha de tempo, possibilitando a eles um trabalho que abordasse noções de tempo. Sei que não foi um trabalho explorado ao máximo, foi apenas um início de trabalho com noções de tempo, não me aprofundando muito, pois trabalhar Estudos Sociais dentro da proposta da interdisciplina do curso é algo ainda novo para mim, pois trabalhava de acordo com uma organização de conteúdos mais tradicional, mas como as mudanças acontecem a todo o momento, em todos os setores da vida, acredito que o embasamento teórico que me foi proporcionado pela interdisciplina me levou a mudar minha concepção pedagógica com relação ao trabalho em Estudos Sociais, mudando com isso minha prática em sala de aula tornando assim minhas de Estudos Sociais mais significativas tanto para mim, como para meus alunos, pois antes da teoria e estudo no pead eu não visualizava a possibilidade de se trabalhar Estudos Sociais da maneira como nos apresentada pela proposta da interdisciplina. Eu não tinha este entendimento sobre tempo e espaço na criança, não pensava ser este tão significativo e importante no aprendizado da criança, mas após estudos, reflexões,atividades e as sábias intervenções da profª Cida e das tutoras , posso dizer que hoje tenho, sobre a prática pedagógica em Estudos Sociais, um entendimento que é, com certeza, mais condizente com uma proposta pedagógica mais voltada para a realidade e anseios dos meus alunos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial