REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
O que é um problema não-convencional segundo o texto? Explique e elabore um exemplo:
Um problema não convencional pode ser um problema sem solução , com várias soluções, com excesso de dados cuja resolução não é numérica. Este tipo de problema tem o objetivo de desenvolver no aluno o pensamento crítico, desenvolvendo nele, a habilidade de duvidar, o raciocínio dedutivo, favorecendo ainda, a leitura e interpretação, o aprendizado quanto a seleção de dados importantes na resolução de um problema, também diminuem a pressão para obter a resposta correta imediatamente.Ainda, este tipo de problema provoca no aluno a criatividade e a imaginação .
Exemplo de um problema não-convencional:
Vovô disse que cresceu numa casa onde havia 12 pés e um rabo. Quem poderia ter vivido com vovô?
A síntese acima se refere a uma atividade realizada por mim no meu wiki da mátemática. Decidi registrá-la aqui no meu blog, com link para o texto que a professora Daniela nos disponibilizou a fim de explicar um problema não -convencional. Confesso que não tinha conhecimento desse tipo de atividade e, portanto, nunca tinha trabalhado problemas mátemáticos com essa abordagem, mas isso já mudou, pois levei o desafio para meus alunos e me impressionei com a abertura para novas colocações e questionamentos que este tipo de problema possibilita para o aluno.
Com esta atividade também me reportei para a atividade que estamos realizando no Seminário Integrador4, a qual está nos fazendo refletir sobre os questionamentos e perguntas dos nossos alunos, sobre seu espirito criativo e investigativo. Quando realizei esta atividade com meus alunos achei que tinha muito em comum com nossa reflexão no SI.
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/tipos_problemas/tipos_problemas.htm
Marcadores: Portifólio- Matemática
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial