15 junho 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA


O que é um problema não-convencional segundo o texto? Explique e elabore um exemplo:

Um problema não convencional pode ser um problema sem solução , com várias soluções, com excesso de dados cuja resolução não é numérica. Este tipo de problema tem o objetivo de desenvolver no aluno o pensamento crítico, desenvolvendo nele, a habilidade de duvidar, o raciocínio dedutivo, favorecendo ainda, a leitura e interpretação, o aprendizado quanto a seleção de dados importantes na resolução de um problema, também diminuem a pressão para obter a resposta correta imediatamente.Ainda, este tipo de problema provoca no aluno a criatividade e a imaginação .
Exemplo de um problema não-convencional:

Vovô disse que cresceu numa casa onde havia 12 pés e um rabo. Quem poderia ter vivido com vovô?

A síntese acima se refere a uma atividade realizada por mim no meu wiki da mátemática. Decidi registrá-la aqui no meu blog, com link para o texto que a professora Daniela nos disponibilizou a fim de explicar um problema não -convencional. Confesso que não tinha conhecimento desse tipo de atividade e, portanto, nunca tinha trabalhado problemas mátemáticos com essa abordagem, mas isso já mudou, pois levei o desafio para meus alunos e me impressionei com a abertura para novas colocações e questionamentos que este tipo de problema possibilita para o aluno.

Quando apresentei o problema para os alunos, teve uma aluna que me olhou e começou a rir dizendo: o que é isso profª. Expliquei que era um problema matemático, todos começaram a formular hipóteses como: marava um polvo ,mas aí eu disse , polvo não vive no mar? e teve outras como: 2 gatos o avô e a avó? mas era 12 pés e um rabo. E 2 gatos e a avó e o avô são 2 rabos, por fim uma aluna disse que eram 4 pessoas e um cachorro. No final expliquei a eles que a resposta não tinha que ser todas iguais, que cada um decidia quem morava na casa, desde que todos os moradores somassem juntos 12 pés e um rabo,aí teve gato, cachorro, coelho, irmãos,primos netos... enfim, cada um decidiu quem morava na casa com o avô, respeitando os 12 pés e 1 rabo.
Com esta atividade também me reportei para a atividade que estamos realizando no Seminário Integrador4, a qual está nos fazendo refletir sobre os questionamentos e perguntas dos nossos alunos, sobre seu espirito criativo e investigativo. Quando realizei esta atividade com meus alunos achei que tinha muito em comum com nossa reflexão no SI.
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/tipos_problemas/tipos_problemas.htm

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial