22 dezembro 2006

ECS - 12

Universidade Federal do Rio grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Izolete Lazaroto da Silva
ECS 12
Pólo de Alvorada




Minha trajetória na ECS – 1º semestre




Confesso que demorei um pouco para encontrar o caminho, para me adaptar às leituras propostas por esta interdisciplina. Os primeiros textos que li, achei-os muito difíceis e complexos, mas isso foi só num primeiro momento, pois de repente eu comecei a me apropriar das leituras, comecei a entendê-las e relacioná-las com a minha realidade escolar. Ainda, através das leituras, participei do fórum no Rooda, Max Weber e Durkhein, Marx e Engels, foram reflexões muito significativas para meu aprendizado. No fórum, além de eu escrever sobre os textos, também dialogava com minhas colegas sobre as leituras, eram visões diferentes sobre o mesmo assunto e isso fez com que eu aprendesse muito com essas trocas, ouvindo os outros, colocando minhas idéias, questionando ou concordando com as idéias das colegas. Depois dessa dinâmica toda, para estudar o texto, tinha também o blog, meu espaço individual, onde eu escrevia meus relatos sobre minhas participações nos espaços propostos pela professora Vera. Teve também os trabalhos em grupo, com colegas do meu pólo e de outros pólos, estes trabalhos foram um pouco complicados de serem realizados pelo fato de ser trabalho em grupo realizado pela internet, mas como não fico parada, gosto de desafios e corro atrás para saber o que ainda não sei, consegui realizar os trabalhos tirando o máximo de proveito das situações. Aprendi e cresci muito, pois além de ler e refletir sobre o que eu fazia, lia, escrevia e refletia sobre os trabalhos das colegas, onde consegui observar o quanto aprendi com o outro, com as histórias das colegas, com erros e acertos, vitórias e conquistas, os quais resultaram num grande aprendizado. Outro espaço que tem sido muito gostoso para nossas reflexões e leituras, é a Wikistória, lá contribuí para a construção coletiva de uma história, escrevi minha história, li sobre a história individual de cada personagem e consegui mais uma vez, com essas leituras e reflexões, somar qualidade a minha prática pedagógica diária.
Concluindo meu relato: hoje ao final do primeiro semestre, acredito que aprendi muito com as leituras, reflexões e trabalhos realizados na ECS, leituras e reflexões que me ajudaram e ajudarão a realizar meu trabalho de educadora, com mais qualidade e maior eficiência.

3 Comentários:

Blogger Vera disse...

Olá Izolete, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também. Parabéns atividades em dia! Trabalho desenvolvido com muita propriedade, autoria e ousadia. Obrigada pelo retorno nesta atividade, que bela reflexão! Foi um prazer acompanhar a tua caminhada.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

10:27 AM  
Blogger Vera disse...

continuação...
Veja o retorno da ESC 12 no blog colaborativo. abraços, Vera

10:54 AM  
Blogger Mara disse...

Izolete: Que bela reflexão! Vivestes as dificuldades, mas estas não te fizeram deixar de ver as possibilidades e as conquistas nesta caminhada. Fostes além, te comprometestes. Parabéns! Um abraço, Profª Mara N Silva - ECS Pólo de Três Cachoeiras

8:23 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial