22 dezembro 2006

Universidade Federal do Rio grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Izolete Lazaroto da Silva
ECS 10-versão final
Pólo de Alvorada


Relato final ECS 10

Iniciamos nossa história em 2/12/2006, nesse dia colocamos nosso nome na lista dos personagens que iriam compor a história. Em seguida criamos nossa página pessoal para, além de participarmos da construção da história, também registrarmos em um espaço individual o que estava acontecendo no coletivo.
Para a construção da história nos foi sugerida a leitura do livro Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire, foi uma ótima sugestão, pois escrever nossa história inspiradas em Paulo Freire foi muito bom, a leitura tinha ligação direta com nossa realidade, com nossa prática pedagógica diária. Nossa história foi sendo construída, capítulo a capítulo, cada um escrevia sobre sua maneira de ser professora, ao mesmo tempo que refletíamos sobre a leitura do livro, escrevíamos sobre nosso “eu” particular, sobre como somos professoras no dia-a-dia em sala de aula. Contávamos nossa história de formação, nossas idéias a respeito de ensinar e aprender, nossas maneiras e modos individuais de construir os saberes junto ao nosso aluno. Somando-se isso tudo, chegamos ao final da nossa história deixando contribuições das nossas vivências e experiências aos personagens da história, e acrescentamos enorme bagagem às nossas experiências próprias. As trocas realizadas neste espaço foram muito significantes, com nossas falas construímos uma única história, tendo características individuais de cada um.
Esta atividade contribui muito para que eu pudesse, mais uma vez refletir sobre o meu trabalho diário, sobre minha formação, sobre o que já estava ultrapassado e o que precisava ser melhorado, ser atualizado, para o meu crescimento pessoal e profissional, com mais qualidade para meu aluno, o qual merece sempre o melhor em termos de qualidade no ambiente escolar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial