Refletindo sobre o conhecimento escolar
“A escola, tendo sua prática focalizada no letramento autônomo, privilegiando certas formas de conhecimento em detrimento a outras, favorecendo um grupo seleto de estudantes, discriminando certos grupos raciais, de classe ou gênero, faz com que a leitura e escrita se torne um processo neutro, independente do contexto, seja ele social, cultural ou de poder. Este modelo de letramento além de seletivo é extremamente excludente.
Se a escola não contempla em seus espaços o letramento social é pelo fato de que esta serve apenas para repetir o modelo que ocorre na sociedade onde há dominantes e dominados, oprimidos e opressores.
Diante disso, urge a necessidade de nós, enquanto educadores, presentes e atuantes no espaço escolar, adotar uma postura que favoreça e priorize o letramento, como prática social, pois se assim o fizermos,
estaremos contribuindo para o acesso e permanência de todos na escola, sem distinção, sem discriminação ou qualquer forma de preconceito.”
O fragmento de texto acima é uma reflexão minha com base nas seguintes leituras:
Referências:
KLEIMAN, Angela (2006).Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.
PPT2_Módulo 2. Material produzido para a interdisciplina a partir de palestra proferida por Kleiman (2007), na UFSM (RS), e de artigo de Dalla Zen e Trindade (2002).
Lendo e refletindo sobre o texto e pensando na minha realidade de escola, percebo que muitas vezes é isso que acontece sim, pois nós professores priorizamos, demasiadamente o conhecimento formal, ou seja o conhecimento autônomo, o qual não tem ligação com o contexto no qual está inserido e este tem um fim em si mesmo, é um modo fragmentado de conhecimento que só contempla uma minoria elitizada, excluindo as classes sociais menos favorecidas economicamente e a isso podemos chamar de injustiça e flagelo social para com aqueles que já te uma longa historia de flagelos e exclusões.
Marcadores: Portifólio Linguagem e Educação
1 Comentários:
Oi Izolete!
Ótima reflexão que fizeste diante das leituras que realizaste e o teu fazer pedagógico!
Que tu possas, através do blog, relatar situações práticas que evidenciem esta possibilidade.
Grande abraço,
Vanessa
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